terça-feira, 27 de outubro de 2020

Pesos Livres vs Maquinas

 Desde o início de meus treinos eu sempre presei por fazer o treino honesto de bodybuilder, sempre dei preferência aos exercícios com pesos livre, usando o peso corporal, exercícios multiarticulos, algo que os gurus da ciência moderna julga como algo desnecessário, na logica deles é assim "Pra que fazer exercício com pesos se posso treinar o mesmo músculo em uma maquina?" 

A minha resposta é essa, até quando a preguiça do ser humano pode ser extendida? O ser humano procure sempre o caminho mais facil, mais tenho uma péssima notícia, o caminho facil não é o caminho da vitória, não é o caminho dos resultados, não sou totalmente contra as máquinas, afinal eu uso algumas como mesa flexora, cadeira extensora e... so essas na verdade.

É notável o porquê da era de ouro ser chamada assim, nessa epoca os marombeiros viviam o esporte de verdade, hoje em dia acham que so deve viver este esporte quem pretende competir, ser maromba não é so competição, é um estilo de vida, se você não tem disciplina e força de vontade é melhor você ir fazer ballet, São inumeras referências de homens a qual foram destaques no passado por seu treino pesado sem ter medo de lesão igual as mocinhas de hoje, Reg Park foi o primeiro homem a supinar com 220kg, ele que era famoso por não usar suplementos e nem esteroides, a força dele era gigantesca.

Reg Park fazendo supino com 204kg e Levantamento de Peso Olímpico com 140kg

O treino com muita carga com pesos livres criam em sua musculatura fibras mais densas e resistentes, principalmente da fibras mais internas, eu diria que parte das maquinas que ocupam espaços na academia são inuteis (não me refiro as polias).

Oque muito se vê hoje em dia é falta de vontade de treinar dos praticantes de musculação, em cada 10 pessoas na academia, 2 estão dando seu máximo de verdade, uns dizem que se sente desanimado porquê não tem o corpo que quer ter, se você não se esforçar você nunca irá alcançar nada, não existe essa de "Eu não tenho genética" nenhuma genética vai levar mais longe do que o seu esforço, é ir pra academia convicto de que eu não vou sair dela sem ter dado até a ultima gota de suor, se eu ainda tiver força em meus músculos, vou fazer mais uma série, e não se limite a um certo numero de repetições "Acho que vou fazer so 10", se eu tiver 30 repetições dentro de mim, vou fazer as 30, é isto que faz o musculo crescer.


EXERCÍCIOS COM PESO DO CORPO

Exercícios sem peso não tem nada haver com calistenia, eles roubaram esses exercícios da musculação e inventaram outras variações, obvio que não concordo fazer somente este tipo de treinamento, mas sim integrar ele em sua rotina, exercícios como barra fixa, dips, desenvolvimento ao contrário e etc.


Não tem outra opnião, esta é a verdade, barra fixa é o melhor exercício para abrir a dorsal, é ele que da o aspecto de largura.

Otimo exercício para peito e triceps

Variação de mergulho criado por Vinc para Larry Scott, onde a ênfase é maior no peito.


Este mergulho é um dos melhores exercício para triceps na minha opnião, onde sinto ele trabalhando o triceps como um todo, sempre faço em meu treino de triceps.

Na academia hoje em dia muitos deixam de lado os exercícios que envolvem o peso do corpo, por simples ignorância, certo dia na academia um garoto me perguntou;

Garoto - Ei mano, porquê eu não consigo faze barra fixa?

Eu - Você não tem consciência corporal, por isso não consegue

Garoto - E como eu desenvolvo? Eu faço triceps na polia?

Eu em minha mente (Esse cara é muito burro ou ta de sacanagem comigo)

Eu - Isso mano, faz 50 rep. sem parar de triceps que você desenvolve consciência corporal.

Bom, ele não consegue fazer barra fixa ainda, mais deve estar com triceps gigante, ou não ja que nunca mais vi ele na academia.

Oque eu quero dizer com isso é que muitas pessoas ainda não fazem ideia disso, muitos marombeiros não aguentam fazer 50 flexões sem parar, a força existe em vários quesitos é claro, se eu posso aumentar minha força seja consciência corporal, seja com pesos, seja força explosiva, seja força técnica ou concentrada, é importante desenvolver todos os tipos, afinal do que adianta pegar todos os pesos no puxador e não aguentar puxar seu peso corporal em uma barra fixa.


TREINO COM PESOS LESIONA?

É algo inevitável em todo esporte, as lesões, quando alguem diz que se lesionou treinando na academia ja dizem logo "Estava treinando errado", vou fazer uma analogia, digamos que sou um jogador de futebol, estou correndo e do nada machuco meu tornozelo ou o joelho, uma distensão, por acaso alguem diz "Estava correndo errado", claro que não, as lesões se ocorrem tambem quando você executa de maneira fora do seu padrão de movimento ou quando você excede o maximo de carga que você pega normalmente, mais as vezes ocorre do nada, semana retrasada machuquei meu ombro fazendo supino, não estava executando errado e nem com muita carga, estava com 90kg, lembro de muitas lesões que ja tive, no joelho esquerdo, ambos tornozelos, pulso direito, cotuvelo esquerdo, ambos ombros, e não foi nada demais.


Eu ja to de saco cheio de ouvir uns idiotas falando "Quando ficar velho vai andar de 4" "A coluna desse cara vai se acabar" "Vai ficar de cadeira de rodas com tanto peso no agachamento", vamos observar os idosos em geral, a maioria se queixa de dores, seja na coluna, joelho e sei la mais oque, agora comparando a grande minoria de idosos atuais que eram atletas ou homens que treinavam com pesos em sua juventude, porquê todos sentem dores nas articulações sendo que nem todos treinavam com pesos?

O treinamento com pesos não vai agredir suas articulações e sim beneficiar dando mais força, resintência, flexibilidade, as dores na velhice é tido como algo inevitavel, por isso é importante cuidar sempre do nosso corpo, o homem que não sabe nada sobre preparo físico e envelhece sem ver o maximo que seu corpo pode dar e sem ver a beleza de seu auge físico, realmente eu diria que é um fracassado.

Bons treinos a todos, tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva tua ideia aqui

Alexander Zass - Quem foi este homem?