quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Old School vs New School

Quando falamos sobre o fisiculturismo, qual a primeira figura que vem a sua mente? Seria o Arnold? Coleman? Yates?
Quando eu penso no fisiculturismo sempre me vem a imagem em minha cabeça da era de ouro do fisiculturismo, eles foram os pioneiros e graças a eles o bodybuilding cresceu em escala mundial.

Eles provaram que dava pra ter um corpo musculoso, denso, simétrico com tão poucos recursos, sendo que a maioria deles trabalhavam pois o fisiculturismo não dava quase nenhum dinheiro, eles realmente faziam isso por amor, o próprio Sergio Oliva trabalhava em uma metalúrgica (serviço braçal so pra quem era macho de força mesmo) e após o trabalho ia direto para academia e treinava por mais ou menos 3 horas, o próprio Arnold disse que não dava para acompanhar sua rotina de tão intensa que ela era.

Os bodybuilders antigos treinavam MUITO mais pesado do que os de hoje em dia, não tinha essa história de "faz na máquina pra evitar se machucar", o treino era feito nos ferros mesmo, hoje em dia nas academias comerciais, não deixam nem mais fazer agachamento livre,snatch,terr (algumas academias ainda permitem) academia virou para muitos um ponto de check-in, academia antigamente era somente para os bodybuilders mesmo, aqueles que treinavam para valer.

Na década de 50, os atletas viviam o mais verdadeiro estilo de vida bodybuilding, em uma epoca onde o fisiculturismo ainda era desconhecido no mundo, as pessoas não entendiam pra que levantar peso e ficar musculoso (ainda não entendem, é algo que ta na veia, so sabe quem vive isso).

O bodybuilding atual não admiro muito, simplesmente porquê os atletas não tem mais corpos bonitos como os dos anos 70, parecem mais um anomalia grotesca, o objetivo de shape antigamente era tê-lo em formato de V, simetria, grupos musculares harmônicos, hoje os bodybuilders parecem mais uma garrafa.

     To pra ver um Mr. Olympia de 2000 pra cá fazer um vacuum.

Sabe aquela sensação de ver todos os bodybuilders treinando juntos, como no filme Pumping Iron, aquilo revolucionou o mundo, mostrou que os bodybuilders não eram somentes homens com musculos, mostrou que eles tem carisma, personalidade, o filme criou ícones que motivou gerações, hoje em dia você não vê um destaque, se você for analisar em um palco no Mr. Olympia dos ultimos ano, os corpos são aparentemente todos iguais, não tem relevância, não desmerecendo o trabalho deles de chegar até aquele ponto, pois os atletas não tem culpa, afinal se eles querem ser o campeão, deve ficar daquele jeito.

    Dave Palumbo, o barriga de grávida

Atualmente tambem se ver muito desses barrigões, o palumbuismo, expressão que se refere ao abdômem estendido.

     Coleman e Lee Haney

O treino oldschool envolvia muitos exercícios de força, o treino era muito mais pesado, treinavam sem medo de se machucar, hoje colocam até um acochoador no pescoço pra colocar a barra e agachar, pois não querem machucar o trapezio, eu insisto nessa dor porquê meu treino é chumbo grosso!!
Tem uns que querem ter mão de moça e vão treinar de luvinha, ulala, so falta agora eu ver um cara treinando com um pente pra ficar ajeitando o cabelo.

Antigamente não havia nutricionista, eles comiam pra caralho, consumiam proteina da mesma maneira que peixe bebe água, ja hoje quando um cara quer começar a treinar e fazer dieta pede pra mamãe marcar uma visita com nutricionista.

Antes de você abrir a boca e começar a dizer obscenidades pro seu computador ou celular com uma cara hilária de raiva impotente, considere o fato de que quase todo grande atleta na história é conhecido pelo seu apetite voraz, Talvez isso se devesse ao fato de que o volume total do treino deles era de duas a três vezes maior do que o do marombeiro moderno, e eles simplesmente tinham que comer ou então morreriam.
Ou talvez pelo fato de que esses atletas entendiam, ao contrário do praticante de musculação moderno, que para ficar gigante e forte, deve-se comer uma quantia tremenda de comida.

      Larry Scott está gritando agora de seu túmulo
      "PRESTA ATENÇÃO SEU FRANGO"

A dieta de Larry Scott era carne,leite e queijo, comia isto no café da manhã, almoço e janta, durante os intervalos fazia shakes de proteína, poucas vezes consumia frutas e legumes, Larry Scott mais Vince Gironda acreditavam na ideia de que proteina é o mais importante, que ela deve sim ser comida em bastante propoção.

 
Ja falei sobre ele em outros artigos, o John McCallum, ele esta do meu lado nessa crença, ele foi escritor por varios anos da revista Strenght and Health, ele sempre falava sobre a importância do consumo de proteina para construir musculos.

Você prefere acreditar em um fato provado e verídico ou em uma pessoa que não sabe nada sobre bodybuilding? Se você perguntar sobre isto a algum nutricionista, Eles vão te atolar em estudos sobre retenção do nitrogênio e outras besteiras do tipo, que estão relacionadas a praticamente nada da realidade, você pode ficar certo de que eles mesmos não sabem ao que se referem, Mais ainda, não possuem nenhum tipo de conhecimento histórico ou arqueológico, e vão dizer que uma coisa que já foi provada ser possível, ser na verdade impossível, porque foda-se o senso comum, os registros históricos provaram que é o consumo exarcerbado de proteina, mais treino pesado e dormir bastante vai te deixar grande e acabou porra.




3 comentários:

Escreva tua ideia aqui

Alexander Zass - Quem foi este homem?