terça-feira, 11 de agosto de 2020

Bill Pearl - Uma Lenda Esquecida

    Bill nasceu em Prineville - Oregon (Estados Unidos), Chegou a este mundo em 31 de outubro de 1930, ainda está vivo atualmente com 89 anos, se você realmente nunca ouviu falar dele, você então não conhece nosso esporte e deveria realmente largar tudo(brincadeira), Bill foi nada mais e nada menos imbatível na sua epoca de fisiculturista 50-70, a força de seus braços era aterrorizantes, havia relatos de pessoas que presenciavam suas proesas de homem forte como rasgar um livro de 300 páginas, rasgar uma placa de carro, entortar ferro, não é pra qualquer um isso, foi campeão de muitos campeonatos de fisiculturismo;


  • 1953 - Mr. California
  • 1953 - Mr. Southern California
  • 1953 - Mr. America
  • 1953 - Mr. Universe
  • 1956 - Sr. USA
  • 1961 - Mr. Universe
  • 1967 - Sr. Universo
  • 1971 - Mr. Universe

Fora os títulos menores de campeonatos regionais e locais, sua simetria e construção muscular era algo unico na sua epoca, algo que ninguem conseguia combater, seus braços eram tão grande que ele usava pneu como pulseira, após se aposentar do fisiculturismo, escreveu muitos livros sobre treino e dieta.


       Bill aos 40 anos de idade, o famoso velho jovem, pois ele não aparentava envelhecer.

Sempre admirei muito o físico de Bill Pearl e considero-o a construção muscular IDEAL. Sei que hoje em dia a tendência no fisiculturismo é construir massa muscular ao extremo, mas ao fazê-lo retrata uma imagem corporal que é irreal para qualquer indivíduo normal. É difícil para mim olhar para os melhores fisiculturistas de hoje e sentir uma sensação de inspiração, já que a musculatura de seu corpo é “exagerada”. É mais um show de horrores para mim do que qualquer outra coisa. Totalmente inatingível para quem quer levantar peso naturalmente, ter saúde e ter uma vida de trabalhar todos os dias e criar uma família. Quando você olha as fotos antigas de Bill Pearl - você vê um homem que construiu seu físico notável por meio de trabalho árduo e dieta adequada, utilizando as mesmas coisas que estão disponíveis para a grande maioria dos praticantes de treinamento de peso. Pelo menos você sente que pode realizar a mesma coisa que ele (mas isso provavelmente é improvável, pois nem todo mundo é abençoado com a genética e simetria de construção muscular que Bill Pearl tem !!!).

Tinha triceps bem construído e biceps bem alinhado, ele virou vegetariano aos 39 anos, fazia uma dieta ovolacto-vegetariana (consumia ovos e derivados do leite).


Como qualquer fisiculturista, o tipo de treino não muda muito, ele dizia que seus exercícios favoritos para braços era;

1° - Extensão de Triceps no Polia

Ele recomendou 4 séries de 10 repetições, e enfatizou a manutenção de uma boa técnica - braços ao lado do corpo, mantendo os cotovelos em uma posição “fixa” e realizando extensão completa em cada repetição.

2°- Desenvolvimento com Halteres Sentado

Mais uma vez, ele recomendou 4 séries de 8-10 repetições e usando boa forma. Mantenha as costas retas e execute movimentos curvos completos. Mantenha os cachos rígidos e não balance os pesos.

3° - Extensão de Triceps com Barra

Ele gostava de fazer este exercício em pé com uma barra regular com 4 séries de 8 repetições. Depois de ler sua descrição, parecia praticamente idêntica às nossas regras USAWA para a IMPRENSA FRANCESA. Ele manteve os cotovelos elevados e até afirmou que usava um espaçamento de 8 polegadas (as regras da USAWA para a imprensa francesa exigem um espaçamento de 6 polegadas). Ele o executou muito estritamente.

4° -  Triceps Dips 

Aqui, ele recomendou 3 séries de 10-12 repetições. Ele se apoiou em dois banquinhos com os pés apoiados em um banco (veja a foto). Uma coisa interessante que Bill mencionou foi ter os pés MAIS ALTOS do que as mãos, pois isso força o tríceps a trabalhar mais. Dê o mergulho o mais baixo que puder. Ele preferia o banho de banquinho em vez do banho de barra paralela.

5° - Rosca Direta

Mais uma vez, 4 séries de 8-10 repetições. Ele gostava de fazê-los estritos. Estas são as palavras dele: “NÃO pressione os cotovelos nas laterais do corpo. NÃO balance a barra. NÃO se dobre para trás. ”


MEDIDAS DO BILL PEARL

ALTURA: 1.75 Cm          PESCOÇO: 44.5 Cm

BICEPS: 44.5 Cm          ANTEBRAÇO: 35.5 Cm

PEITO: 122 Cm              CINTURA: 82.5 Cm

COXA: 63.5 Cm             PANTURRILHA: 41 Cm

PULSO: 20 Cm               TORNOZELO: 24 Cm

PESO: 92 Kg                


Um dos melhores abdomen que eu ja vi, antes de ser vegetariano (em 1969), ele seguia uma dieta que todo fisiculturista segue, consumindo proteinas necessarias e alimentos como carnes,ovos,leite e peixes, carboidratos e suplementos alimentares, ele disse que decidiu mudar de dieta pois estava sofrendo de pressão alta e temia que isso podesse trazer mais complicações futuras, a unica diferença foi que deixou de comer carnes e peixes.

Mesmo depois de se aposentar do fisiculturismo, ele não deixou o esporte de lado, continuou como treinador e escritor, ele foi o treinador do Mr. Olymlia de 1982 Chris Dickerson.

Recebeu várias premiações, sendo elas;

  • 1978 Hall da Fama da WBBG;
  • 1988 Hall da Fama dos Pioneers of Fitness;
  • 1992 Hall da Fama da Gold’s Gym;
  • 1994 Convidado de Honra da 12ª Reunião da Association of Old-Time Barbell & Strongmen;
  • 1994 Hall da Fama do The Joe Weider;
  • 1995 Hall da Fama da Heidenstam Foundation ;
  • 1995 Prêmio Lifetime Achievement da Amateur Athletic Union (AAU);
  • 1996 Hall da Fama da American Powerlifters Federation;
  • 1997 Homem do Ano da International Chiropractors Association Sports & Fitness;
  • 2001 Prêmio Lifetime Achievement da World Gym;
  • 2001 Prêmio Lifetime Achievement Society of Weight-Training Injury Specialists.
Hoje em dia Bill segue sua vida descansando com sua rotina de idoso, somente satisfeito de ter feito uma história espetacular, que inspira a mim e ja inspirou a muitos.

    Duas lendas do passado, de vermelho Bill Pearl e de azul Larry Scott(ja falecido em 2014).

E este foi o artigo hoje, espero que tenha gostado de conhecer a história do Bill, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva tua ideia aqui

Alexander Zass - Quem foi este homem?