sábado, 24 de setembro de 2022

Buscando o sinônimo de força

 Olá, estou aqui novamente depois de muito tempo, estive afastado dos treinos por problemas pessoais e bla bla bla, o importante é, estou de volta, a quase 2 meses voltei a treinar, eu estava pesquisando sobre oque é realmente o sinônimo de força, eu não estou satisfeito em acreditar que força é somente movimentar um peso por meros fuck segundos, nesta minha jornada conheci Alexander Zass, conhecido por ser o primeiro homem forte russo, ele tinha um circo a qual fazia apresentações de força e resistência, como por exemplo rasgar um baralho de cartas, amassar ferro, levar marretadas na barriga, quebrar correntes com a expansão de dorsais e outros milhares feitos de força que fazeriam a coluna vertebral de um homem atual chorar por romper 5 vértebras e sofrer de hérnia de disco por toda vida, más não Alexander Zass !!!


Alexander Zass


Eu estou treinando a 2 meses e coloquei a metodologia de treino criada por Zass, o seu bordão agora é usada por mim "A força está nos tendões", eu acreditava que quanto maior o músculo, maior seria minha força e minha resistência para suporta-lo, pois é, eu estava enganado, a força real, aquela força bruta verdadeira, vai além de puxar um peso do chão em 5 segundos uma unica vez, apesar de eu ja afirmar que existe vários tipos de força, esta força explosiva é ilusória pois dura muito pouco e seu desenpenho é variável, como por exemplo, digamos que você levante 120kg no supino hoje com uma única repetição e no dia seguinte tenta novamente e não consegue, entendeu oque quero dizer?

Os tendões não evoluem na mesma medida do músculo, quanto maior o músculo, maior o risco da roptura do tendão, mas se você seguir essa metodologia de treino baseado na Isometria, seus tendões serão grossos como as cordas de nal de um navio.



                                                          Eu a 2 meses de volta aos treinos

Neste progama de treinos você não irá buscar hipertrofia, mas consequentemente devo tocar no assunto da alimentação novamente pois o treino começa na boca, no que você come todo dia, beba bastante leite e tenha sede de proteína da mesma forma que um cachorro no cío quer fuder uma cadela, neste treino você ficará literalmente imóvel mas gastará mais calorias que um cardio escalando uma montanha.

Você irá deixar de lado todo tipo de máquina e usará somente pesos livres como barras e anilhas, haltéres, kettlebells (chaleiras), divida seu treino em 3 tipos diferentes;
Dia 1- Movimentos de empurrar
Dia 2- Movimentos de puxar
Dia 3- Movimentos de segurar

Após concluir 3 dias, recomece, mas com um porém, faça movimentos diferentes, darei exemplos de como eu mesmo faço, no Dia 1 eu faço supino reto, supino reto com halteres, desenvolvimento com barra livre sentado, desenvolvimento com haltéres em pé, levantamento de peso olímpico (LPO), passou Dia 2,3, chegou o Dia 1 denovo, faço agachamento livre com barra, agachamento frontal, LPO com haltéres, desenvolvimento com Kettlebells, prensa dobrada.






Isometria é manter os tendões e os músculos tensionado em todo movimento gerando um recrutamento maior das fibras musculares e do fortalecimento dos tendões, o treino isométrico não é o objetivo, é uma ponte para lhe ajudar a levantar maiores cargar nos treinos e ser realmente mais forte, não somente parecer ser forte, se um homem realmente quer ser forte, deve estar disposto a todo dia praticar diferentes elevadores, eu pratico todo dia e isto lhe trará o sucesso real.

O treino com Kettlebells é o mais efetivo, como regra, todos os exercícios com esse tipos de peso são multiarticulares e envolvem um grande número de músculos e ligamentos, isso permite o uso de pesos para melhorar o desempenho em vários esportes, todos os movimentos são naturais e compreensíveis. Os exercícios são simples, os treinos são simples, a este respeito, o risco de lesão é mínimo. Equipamento mínimo no treinamento: 1 kettlebell é suficiente, no máximo 2, em casos raros 3. Ao contrário do treinamento com halteres e barras, os kettlebells envolvem ativamente os músculos do core.

Exemplos de exercícios

- Balançando (swinging) - trabalha os braços, ombros, glúteos e quadríceps;
- Agachamento com kettlebell - quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas, glúteos e uma carga estática nas mãos;
- Levantamento turco -  é um exercício que visa fortalecer os músculos dos braços e ombros. O levantamento é realizado a partir de uma posição deitada com um kettlebell em um braço estendido. Este não é um exercício simples, mas extremamente funcional;
- “Kettlebell press” -  é um excelente exercício para o desenvolvimento da parte superior do corpo. Ao mesmo tempo, os músculos do core e os estabilizadores estão trabalhando ativamente

 

Lista de imagens de movimentos com Kettlebells












Estou feliz em poder esta escrevendo novamente e poder ajudar alguém com meus conhecimentos, obrigado por ler e bons treinos.


















2 comentários:

  1. Artigo muito bem escrito e muito bem explicado, você não perde tempo em momento algum, diferente de outros blogs que enrolam mais do que explica, esse artigo vale ouro, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Escreva tua ideia aqui

Alexander Zass - Quem foi este homem?